Atividades de 2009/10
Núcleo de Educação Especial
§ Natação - Ao longo do ano, todas as sextas-feiras;
§ Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência - Semana de 3 de Dezembro;
§ Divulgação da sala de UEE - 2.º Período;
§ Funcionamento de uma “Horta Pedagógica”- 2.º período;
§ Acção de Formação sobre a temática: “Perturbação de Défice de Atenção com Hiperactividade (PDAH)” - 2.º período, 17 de Março;
§ Acção de Formação sobre a temática: “A importância do “NÃO” no desenvolvimento dos seus filhos” - 3.º período;
§ Realização de um logótipo por parte dos alunos dos 7.º e 8.º anos – 3.º período.
Serviços de Psicologia e Orientação
§ Avaliação e consulta psicológica a alunos de todo o Agrupamento, envolvendo deslocações escolas e jardins-de-infância;
§ Acompanhamento psicológico individual;
§ Intervenção psicológica vocacional em todas as turmas do 9.º ano, com aplicação de testes ;
§ Entrevistas finais a todos os alunos para feedback dos resultados dos testes psicotécnicos, de modo a apoiá-los no processo de tomada de decisão;
§ Actividades de informação sobre saídas profissionais, opções escolares existentes após o 9ºano, informação sobre as escolas e respectiva oferta educativa da zona de Viseu, visitas de estudo, organização de visitas por parte de escolas profissionais que se dirigem à EB2,3 Dr. Azeredo Perdigão para divulgar as suas ofertas educativas;
§ Colaboração com os Professores de Educação Especial, na avaliação de alunos segundo o modelo CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade;
§ Realização de relatórios síntese de observação psicológica, dirigidos a directores de turma, professores de apoio educativo, médicos assistentes, pedopsiquiatra, entre outros, sobre as diversas intervenções desenvolvidas (elaboração dos dossiers dos processos de intervenção);
§ Atendimentos a Encarregados de Educação;
§ Execução de uma Acção de Informação intitulada "A importância do cumprimento de regras", direccionada para Encarregados de Educação e alunos (alunos do 5.º ano, alunos da EB1 de Oliveira de Baixo e da EB1 de Moure de Madalena);
§ Intervenção em três turmas do 7º ano e CEF, através da implementação de um Programa de Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais;
§ Intervenção psicológica vocacional nas turmas do 9.º ano;
§ Intervenção em todas as turmas dos 5.º e 7.º anos com Acções de Sensibilização sobre Bullying;
§ Organização de uma Formação sobre Consumo de Substâncias psicoactivas, a ser ministrada pelas Técnicas do IDT e direccionada para Professores e assistentes Operacionais.