Dinâmica

 

Identificação: os professores do ensino regular identificam as necessidades dos alunos e, após a autorização dos pais/encarregados de educação fazem um pedido de avaliação ou de acompanhamento psicológico. Esse pedido é entregue nos SPO. Posteriormente, será feita a marcação das sessões, em articulação com os professores responsáveis pela turma.

Encaminhamento: após a avaliação psicológica aos alunos é efectuado um relatório onde constam as respectivas conclusões. Os alunos são encaminhados de acordo com a sua problemática:

* no caso de serem alunos com necessidades educativas especiais são aplicados os procedimentos segundo a CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade), no sentido de serem implementadas medidas previstas no Decreto-Lei n.º 03/2008, de 7 de Janeiro;

* no caso dos alunos apresentarem dificuldades de aprendizagem que não justifiquem a aplicação de medidas educativas previstas no Decreto-Lei n.º 03/2008, de 7 de Janeiro, serão encaminhados para o apoio sócio – educativo, onde receberão as respostas educativas adequadas.